terça-feira, 10 de outubro de 2023
Salada de Tomate and friends
terça-feira, 26 de setembro de 2023
Expressões da gastronomia
domingo, 17 de setembro de 2023
Pão Rural dos Almocreves
sábado, 16 de setembro de 2023
Rolos de anchovas em vinagre de figo e coentros
A receita é simples e super agradável. Esta entrada surpreenderá certamente todos os amantes da boa "faca e garfo".
1 ou 2 latas de rolos (ou filetes) de anchovas enlatadas (enchovas, também serve);
Sal, se necessário;
Azeite, se necessário;
Pimenta 3 bagos;
Coentros picadinhos.
As anchovas em lata (rolos) já estão salgadas e o azeite costuma ser bom. As filetes vêm sempre mais salgadas, apuram mais. Neste caso, passo por água e uso azeite aromatizado de alho e louro by Toca da Lebre.
Coloco o vinagre de figo com requinte e de forma generosa. Há sabor quase agridoce.
Nota: o vinagre é by chefemario.blogspot.com. Os coentros surgem da horta do 370, in Almocreves.
Bom apetite!!
By Chef Mário
domingo, 27 de agosto de 2023
Chá de Cavalinha
História da soja
Lombinhos de salmão mergulhado no rio Soja
terça-feira, 15 de agosto de 2023
O vinho tinto faz mesmo melhor do que o branco?
Para as nutricionistas é claro como água, a sua bebida de eleição, o vinho, não é saudável. Tem álcool, logo, não é saudável. E por isso não vamos pôr a questão nestes termos.
Mas, à mesa, certamente que já ouviu esta. Branco ou tinto? “Branco não, bebo tinto que me faz melhor”. E não estamos a falar dos efeitos do álcool. É mesmo dos efeitos na saúde. Será mesmo assim? Chamámos duas nutricionistas e uma enóloga para explicar. Girl power, vamos lá!
O que os distingue?
Afinal, qual a diferença do vinho tinto para vinho branco? Não, não é só o tipo de uvas. A diferença está no facto de, no vinho tinto, se usar a pele, as grainhas ou sementes e os caules das uvas. No branco, é utilizada apenas o sumo ou polpa das uvas, também conhecidos como mosto.
No vinho branco, as uvas são prensadas. As peles, as grainhas e os caules são retirados antes da fermentação. Já o vinho tinto fermenta com tudo, com as chamadas massas. E é à custa dessa mistura que o vinho tinto ganha cor.
É um resumo das explicações dadas pela nutricionista Paula Beirão Valente da Clínica Espregueira Porto, pela nutricionista Mariana Cortes da Clínica Agita Kalorias e pela enóloga Marta Maia, a trabalhar na Santa Vitória, empresa do grupo Vila Galé que se dedica à produção de vinho.
TVI Notícia / Wilson Ledo
segunda-feira, 14 de agosto de 2023
Milagre: alho debaixo do travesseiro tem benefícios surpreendentes
Temos dificuldade para pensar numa refeição que não fique melhor com um dente de alho ou dois. É uma ótima maneira de adicionar algum sabor extra para um prato e é utilizado em todo o mundo.
Sabia que o alho é ótimo não apenas para ser usado na cozinha, mas também no quarto?
O alho, geralmente, não é útil quando se trata de ações no quarto, mas isso não é o tipo de ação que estamos aqui destacamos.
Efeito calmante
Vai dormir muito mais profundamente e calmamente com um dente de alho sob seu travesseiro! Percebemos que isso soa um pouco estranho, mas as substâncias sulfurosas combinadas com o aroma do alho têm um efeito calmante em você.
O cheiro do alho vai chegar um pouco através do travesseiro, o que ajuda você a adormecer mais facilmente. Além disso, ele vai também melhorar a qualidade do seu sono. Em outras palavras: você dorme mais rápido e mais profundo.
O que mais quer? Coloque um ou dois dentes (incluindo cascas) sob seu travesseiro e você vai notar o efeito. Vai dormir como um bebé! E não se preocupe; o seu quarto não ficará com cheiro de alho quando acordar na manhã seguinte e nem você. Será que vale a pena tentar?
Estômago
O alho é ótimo para outras coisas também. Está com problemas no estômago, como ácido estomacal? Beba um copo de água com um pouco de alho fresco adicionado a ele. Tem um gosto ruim, mas ajuda!
In Conselhos e Truques
Bife de Atum à Cristiano Ronaldo
sábado, 12 de agosto de 2023
Jindungo dos Almocreves
sexta-feira, 11 de agosto de 2023
Postal da Guatemala: Pedro Simões esteve com os Miriachis, Marcel Proust e Otto René Castilho
Segredos escondidos do vinagre
quarta-feira, 2 de agosto de 2023
Ovos mexidos com espargos verdes
- 1 ramo de espargos verdes
- 3 dentes de alho
- Manteiga a gosto
- Sal
- Azeite
- Bacon
terça-feira, 1 de agosto de 2023
Chá de Camomila
O chá de camomila é um bom anti-inflamatório e antiespasmódico. Ajuda a controlar a produção de ácidos no estômago, a combater náuseas, a má digestão e os gases.
O chá contém apigenin e possui propriedades relaxantes, diminuii o stress, a ansiedade, e melhorar a qualidade do sono.
By Chef Mário
sexta-feira, 28 de julho de 2023
Ovos mexidos com legumes, ervas aromáticas e salsicha
quinta-feira, 27 de julho de 2023
Sardinhas de Peniche em conserva caseira
1 kg de sardinhas
3 dentes de alho
1 cebola grande
Azeite
Vinagre de cidra
Sal grosso
Coentros
Pimenta 3 bagas
Preparação:
Limpe as sardinhas frescas, corte as cabeças e os rabos, escame, abra-as ao meio pela barriga e salgue-as qb com sal grosso. Deixe repousar pelo menos uma hora.
Pique os alhos e as cebolas, tempere com sal grosso (pouco) e coloque num tacho (barro).
Deixe refugar e acrescente as sardinhas. No final, adicione coentros picados, pimenta de 3 bagas (branca, preta e vermelha) e regue com um bom azeite E vinagre de cidra.
Acondicione e conserve no frigorífico. Poderá ficar fora do frigorífico. Os temperos são a conserva.
Nota: Tal como demonstra a imagem, poderá fazer, de igual forma, outras conservas.
terça-feira, 25 de julho de 2023
Viver no campo e poder ter o pão à porta de casa é fachinante
segunda-feira, 24 de julho de 2023
29 de julho: Fundação José Saramago organiza Passeio no Tejo
domingo, 16 de julho de 2023
PREGO NO PÃO: por que raio chamam a um pão com carne de PREGO?
sábado, 15 de julho de 2023
Sal de Ervas da Lebre
sexta-feira, 7 de julho de 2023
Chá de Erva-príncipe e limão
Ingredientes:
Erva-príncipe
Canela q.b.
Limão
Açúcar a gosto
1,5 I de água
Confeção:
Os Chás da Toca destacam outras das bebidas consumidas na Toca da Lebre: o chá de Erva-príncipe e 🍋.
Coloque a erva-príncipe, a casca de um limão e a água num a ferver num bole. Pode adicionar um pouco de canela para “alegrar” o sabor.
Vantagens:
São diversas as vantagens desta mistura natural, produzida na Estrada dos Almocreves, em Foros de Salvaterra.
Enquanto o limão é fonte de Vitamina C, a Erva-príncipe é calmante, antidepressiva, e analgésica.
quinta-feira, 6 de julho de 2023
1925: Fábrica de Cervejas Portugália
Fundada pelo empresário Barral Filipe e resultante da fusão entre a Fábrica de Cerveja Leão e a Companhia Portuguesa de Cerveja, a Fábrica de Cerveja Germânia - que funcionou, originariamente, na Rua de Arroios -, conheceu o seu primeiro impulso às mãos de uma empresa da qual eram sócios Manuel Henrique de Carvalho, Marques de Freitas, Luiz Serrano, Gonzaga Ribeiro, João Paes de Vasconcelos e o mestre cervejeiro Richard Eisen, este último seu diretor técnico desde o tempo da fábrica em Arroios 1 2.
Esta sociedade viria a adquirir o que é hoje, maioritariamente, um imenso baldio na Avenida Almirante Reis – outrora Avenida Rainha Dona Amélia -, confinando, também com as ruas António Pedro e Pascoal de Melo, em pleno centro de Lisboa, mas onde, em tempos, se ergueu, grandioso e rico, um conjunto de edifícios traçado por António Rodrigues da Silva Júnior e construído, entre 1912 e 1913, por Fernand Touzet, que fora o engenheiro das obras da moagem de Alcântara 1.
As já escassas ruínas evocam parte do que foi, em tempos idos, um importante complexo industrial implantado em mais de 15.000m², dotado de fábrica e caldeiras, silos de armazenagem – com capacidade para uma “quantidade avultada de cerveja, no valor de uma porção de milhares de escudos” -, adegas, áreas de fermentação, de filtragem, de engarrafamento, de esterilização, sem esquecer os escritórios, o posto de venda, a cavalariça com lugar para 80 cavalos, as oficinas de carpintaria, de serralharia, de pintura de carros, e o “abrigo de carroças e retretes do pessoal”, além do serviço de fiscalização do governo, “instalado num edifício próprio, com escritório, dormitório e outras dependências”1.
Na fachada principal – ainda existente -, sobre o logótipo em azulejo, uma escultura de Simões de Almeida 1.
Para evitar a associação da marca ao conflito que deflagrou em 1914, viria a Fábrica de Cerveja Germânia a dar lugar, em 1916, à Portugália, Lda, a qual viria a ser, a partir de 1921, a Companhia Produtora de Malte e Cerveja Portugália, S.A. 2.
Por o seu diretor técnico ser de nacionalidade alemã, a empresa viu os seus bens arrolados em 1916, mas obteve autorização para continuar a laborar, apesar de parte dos bens daquele terem chegado a ser vendidos em hasta pública 3.
Décadas depois, a fábrica viria a encerrar, tendo os seus edifícios sido demolidos ou deixados ruir.
No piso térreo de um edifício de escritórios integrado no quarteirão, funciona, teoricamente, o assim chamado Centro Comercial Portugália.
No entanto, apenas três lojas ainda lá funcionam, num espaço silencioso, soturno, onde algumas montras mostram o habitual “ARRENDA – VENDE – BOM PREÇO”, e um número de telefone.
Parece existir um litígio pendente entre os proprietários de algumas lojas e os proprietários do terreno, mas não se consegue apurar, ao certo, quais as partes envolvidas, embora, em conversa, tenham falado de uma instituição financeira pública portuguesa, de uma importante empresária de um país africano e de uma conhecida cadeia de restauração.
By Lisboa Antiga
Foto AML: 1925
Texto do Jornal O Público
terça-feira, 4 de julho de 2023
Chá de limão, canela e menta
Cascas de três limões;
1 litro de água;
Canela a gosto;
Açúcar qb.
Preparação:
O chá de limão, canela e menta é um excelente aliado para a saúde. Fonte de vitamina C, anti-inflamatório, digestivo...
O processo de confeção é semelhante a muitos outros. Deve começar por retirar a casca aos limões e as folhas da menta. Adicione o açúcar e a água. Coloque tudo no bole e deixe ferver.
No verão, bebo com bastante gelo. Este é made in Almocreves. Limão e menta foreiros, in Foros de Salvaterra.
quarta-feira, 28 de junho de 2023
Terra. Uma História do Esporão
Envelhecido em barricas de madeira, chega agora à mesa de cabeceira este livro onde se conta uma história ficcionada, colhida das melhores castas portuguesas, para celebrar os primeiros cinquenta anos da Herdade do Esporão. Uma obra encorpada, feita de fracassos e façanhas. Deve ser lida sem moderação, D.O.P. Uma criação do infame enólogo João Pedro Vala.
Pausa para apreciar a cor e o sabor do vinho
Terra. Uma História do Esporão é uma edição comemorativa dos cinquenta anos da Herdade do Esporão.
São cinquenta narrativas sobre as pequenas e grandes histórias que marcaram a História da empresa de vinicultura. Juntamente com uma rica iconografia, que contém todo o tipo de documentação, podem ou não corresponder à realidade, mas inspiram-se nela.
«A verdade entedia-me tremendamente», escreve João Pedro Vala. «Todas estas histórias são ficcionais. […] Alguns nomes mantiveram-se, outros não, algumas pessoas vivem neste livro coisas que aconteceram a outras e há até uma história aí para o meio que não tem ponta de verdade (ou talvez também isto seja um artifício do escritor para se proteger de eventuais acusações).»
Pausa para saborear lentamente o vinho.
Terra. Uma História do Esporão está disponível a partir de amanhã.