O CHEF MÁRIO regista quase meio milhão de visualizações... Obrigado e bom apetite!...

quinta-feira, 29 de abril de 2021

RECEITAS DA JOANA: Creme laranja

Ingredientes:

7 cenouras

1 courgette

2 batatas

1 batata-doce pequena

1 cebola

2 dentes de alho

2 colheres de sopa de azeite

1 litro de água

Sal

Pimenta preta

Noz-moscada 


Confeção:

Num tacho fundo, refogue nas duas colheres de azeite a cebola e os alhos muito bem picados. Adicione os legumes cortados aos cubos. Envolva bem. Acrescente a água, entretanto, fervida. Tempere com o sal e a pimenta a gosto. Depois de os legumes estarem cozidos, deve passar a sopa com a varinha mágica. Mantenha a sopa ao lume para que a mesma reduza a puré. Finalize o preparo com um pouco de noz-moscada

By Joana Gonçalves

Nota: O "Chef Mário" já tinha prometido reforçar a sua "brigada de cozinha". Depois da entrada em palco do meu filho Pedro (PP), com duas receitas já publicadas, eis que chega a minha filha Joana. 

A "Chef" Jukas presenteia-nos com um creme de cenoura, porém garante que o prato não é propriamente uma novidade, mas que começa por apresentar este ao "Chef Mário" numa homenagem à sua filha Giovanna (Gigi) que o adora como se não houvesse o amanhã.

Está para breve a entrada em cena de mais um elemento para a equipa do "Chef Mário". Quem será? Promete!...


quarta-feira, 28 de abril de 2021

Chá de casca de ananás

 


Ingredientes:

Casca de ananás ou abacaxi

Hortelã ou menta

Açúcar

Água


Confeção:

A maior parte das vezes que se come o ananás ou abacaxi, a sua casca tem como destino o caixote do lixo. Não há nada de mais errado. Já aqui o referi, é na casca que habita a maior parte dos nutrientes. Ela é muito rica em diversas vitaminas. Segundo os entendidos, a casca tem cerca de 40 por cento a mais de vitaminas do que a polpa.

Em diversas buscas que fiz, tentei entender o motivo. Parece que a explicação é simples. A natureza é perfeita. O fruto sente necessidade de se apresentar mais fortalecido no seu exterior para fazer face às condições climatéricas e até em relação a algumas pragas que o podem atingir. Tem lógica, não acham?

O processo de confeção é muito semelhante a outros que já aqui apresentei. Deve começar por lavar muito bem a casca do ananás ou abacaxi. Corte-a em pequenos pedaços e coloque-a a ferver em água. Junte umas folhas de hortelã ou menta (dá-lhe um sabor mais fresco) e o açúcar a gosto. Importa referir que a casca do ananás já é doce, por isso, não convém exagerar no adoçante.

Vantagens:

Além da casca ser muito rica em vitamina C e em potássio, o chá de casca de ananás ajuda a desintoxicar o organismo; é muito diurético; fortalece a imunidade; ajuda na digestão e repõe os eletrólitos após a atividade física, devido aos altos níveis de potássio.

É dos meus preferidos. Muito bom!

terça-feira, 27 de abril de 2021

Massada de Peixe à Mini Chef PP


Ingredientes: 

Massa de cotovelo

Maruca, corvina ou perca

Coentros

1 cebola

3 dentes de alho

Pimentão doce

Calda de tomate

Azeite

Água

Segurelha

Louro

Sal de ervas

Pimenta branca 

Confeção:

Deve começar por picar as cebolas e os alhos e colocá-los a alourar em azeite. Junte o louro e as lascas grandes do peixe (sem espinhas) que selecionou para a massada. Adicione um pouco de pimentão doce, calda de tomate e tempere com sal de ervas, segurelha e pimenta branca a gosto. Cubra o preparado com água quente. Poderá também adicionar um pouco de vinho branco. Finalmente, deve colocar as massas de cotovelo (macarronetes). O tempo da cozedura deverá durar cerca de 12/15 minutos. Desligue o fogão e adicione os coentros picados. Envolva tudo e sirva bem quente.

Dica: sempre que o economato me sorri, costumo adicionar a esta prato cenouras cortadas às rodelas e miolo de camarão. Se tiver caldo de peixe é ótimo para ativar o sabor. Em alternativa, há sempre um Knorr de peixe. Para quem gosta, uma malagueta fica igualmente muito bem no tempero, caso não haja crianças à mesa, claro!

Nota: apesar de ter tido a minha orientação, todo o prato foi preparado e confecionado pelo meu filho Pedro. Depois da Piza Fácil, o PP junta assim mais uma iguaria ao seu livrinho de receitas que um dia irá publicar. 

Parabéns, PP gôdo!

Ovos escalfados em ervilhas, chouriço e bacon


 

Ingredientes: 

Ervilhas

4/5 ovos

1 chouriço de porco preto

Bacon

Cogumelos laminados

2 cebolas

5 dentes de alho

Vinho branco

Pimentão doce

Polpa de tomate

Azeite

Louro

Sal

Pimenta preta

 

Confeção:

Deve começar por picar as cebolas e os alhos e colocá-los a alourar em azeite numa frigideira grande. Adicione o bacon cortado aos quadrados, o chouriço de porco preto cortado às rodelas, os cogumelos laminados, o louro, a polpa de tomate e um pouco de pimentão doce. Tempere com sal e pimenta a gosto e envolva todos os ingredientes. Adicione um pouco de vinho branco, deixe evaporar e acrescente as ervilhas. A quantidade de ervilhas depende sempre do número de refeições a servir. Finalmente, deve colocar sobre o preparado os ovos. Lembre-se que a gema não deverá cozer na sua totalidade. Este prato pode também ser confecionado com entrecosto às tiras.

Dica: 

Para que os ovos mantenham a sua consistência quando estiverem a escalfar, deverá colocá-los, a anteriori, durante cerca de 30 minutos, dentro de um recipiente com água e um pouco de vinagre.

Chá de louro

 

 



Ingredientes:

Folhas de louro

Açúcar

Água

Confeção:

O número de folhas de louro colocadas a ferver depende sempre da quantidade de água que usar. Para um bole com a capacidade de um litro, bastam 10 folhas de louro. Adicionar açúcar a gosto, água e deixar ferver durante alguns minutos. Quando faço chá de louro, tenho por hábito colocar outros ingredientes para lhe dar mais sabor. Umas cascas de laranja ou limão são o ideal.

Vantagens:

Apesar de não ser dos meus preferidos, o chá de louro propicia uma série de benefícios para a saúde que importa saber. É bom para os problemas de reumatismo; dores de cabeça; inflamações do fígado; cólicas menstruais, stress; ansiedade e infeções na pele.

Receitas literárias: Ameijoas à Bulhão Pato


 

Ingredientes:

1 Kg de ameijoas

10 dentes de alho

1 molho de coentros

1 limão

100 ml de vinho branco

Azeite

1 folha de louro

Sal

Pimenta branca

 

Confeção:

Numa frigideira, deve picar os alhos e refugá-los em azeite. Pode logo nesse instante colocar a folha de louro e um pouco de sal grosso (o sal é uma preciosa ajuda para que o alho não queime com facilidade). Adicione de seguida o vinho branco e tempere com pimenta. Deixe evaporar um pouco para libertar o álcool. Adicione as ameijoas e tempere com o limão. Dois minutos depois, deve adicionar os coentros picados. Misture-os bem às ameijoas. Mais 2 minutos e estão prontas a ir para a mesa.

Caravela Dom Pedro

 



Ingredientes:

1 Ananás

1 Morcela de sangue

Bacon

Tomilho

Alecrim

Azeite

Pimenta

Confeção:

A Caravela Dom Pedro, um tributo ao meu filho PP que me ajudou a confecionar esta entrada, é uma delícia. Deve começar por abrir um ananás ao meio. De seguida, com a ajuda de uma faca, tem de retirar, em cubos, a fruta do seu interior e reservar. O “casco” do ananás deve ser limpo de forma que fique côncavo. Pode usar uma colher de sopa. Numa frigideira, deve fritar a morcela, entretanto já cortada às rodelas, o bacon cortado em pequenos cubos e o ananás, também ele em cubos. De seguida, deve adicionar um frio de azeite, o tomilho e o alecrim, frescos e muito bem picados. Pode temperar com um pouco de pimenta preta. Todo o recheio deve ser colocado dentro do ananás.

Depois de levantada a vela, a Caravela Dom Pedro zarpa imediatamente para a mesa.

Nota: foi um dos pratos do passado fim de semana na Toca da Lebre. Fabulosa esta entrada e com direito a algumas fotos, disparadas das objetivas de alguns convidados.

Receitas literárias: Arroz de Favas à Eça de Queirós


 

Ingredientes:

Favas

Arroz

Alho

Louro

Sal

Pimenta branca

Azeite

 

Confeção:

Há várias formas de confecionar este prato, porém os ingredientes não variam muito. Usei uma das minhas panelas de barro. O arroz fica com muito mais sabor. Começo por picar um dente de alho, adiciono uma folha de louro e passo a refogar tudo num pouco de azeite. Logo que o alho começa a alourar, adiciono o arroz (Carolino) e misturo bem. Envolver os bagos de arroz no azeite torna-o mais solto. Adiciono a água quente (dois copos e meio por cada dose de arroz), junto as favas a gosto (compro congeladas que são muito boas), tempero com sal e pimenta a gosto e mexo. 15 minutos depois é de chorar por mais.

História:

É do conhecimento geral os altos conhecimentos culinários de Eça de Queirós. Ele foi de facto um grande apaixonado pela gastronomia. Creio que ainda não houve nenhum romance queirosiano que tivesse lido onde não aparecesse a alusão a algum prato.

A mediatização deste Arroz de Favas (ou de fava com dizia também Jacinto) deve-se precisamente a Jacinto, personagem de “A Cidade e as Serras”. Chegado a Tormes, vindo de Paris, tinha à sua espera “uma travessa a transbordar de arroz de favas”.  Apesar de estar com os olhos numa sopeira, “a rija rapariga de peitos trementes”, que iria servir o “pitéu”, Jacinto acabou por ficar rendido: “Ah, destas favas, sim! Oh que fava! Que delícia”. E ele que em Paris não gostava de favas: “Deste arroz com fava nem em Paris”.

Chá de maçã e canela



Hoje, o Chef Mário abre uma nova secção, toda ela dedicada aos chás. Vai chamar-se “Chás da Toca”. A maior parte dos chás que faço na minha tertúlia (Toca da Lebre) tem por base a matéria-prima do meu pomar.

Um dos chás que faço regularmente é o de maçã e canela. Importa referir que uso apenas a casca da maça. Aliás, muita gente não sabe, mas é nas cascas dos frutos que existe uma maior concentração de vitamina, fibras e minerais.

Ingredientes:

Cascas de maçã

Canela q.b.

Açúcar

Água

Confeção:

Colocar bastantes cascas de maça, bem lavadas, num bole. Adicionar canela e açúcar a gosto e encher com água. Deixar ferver durante alguns minutos. Pode ser bebido quente ou gelado. Eu prefiro a segunda opção. Deve-se reservar no frigorífico para manter o aroma durante mais tempo.

Vantagens:

Tal como já referi, a casca de maçã é muito rica em vitaminas e fibras. O seu chá auxilia no emagrecimento; diminui o risco de doenças cardiovasculares; ajuda a prevenir o cancro; melhora a saúde gastrointestinal; tem uma ação antioxidante; ajuda a diminuir o colesterol e reduz a pressão arterial.

Já a canela, ajudar a controlar a diabetes, porque melhora a utilização do açúcar; melhora os transtornos digestivos é antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório; ajuda a combater as infeções das vias respiratórias; diminui a fadiga; melhorar o ânimo; ajuda a combater o colesterol; ajuda na digestão; diminui o apetite; reduz o acúmulo de gordura; melhora o contacto íntimo porque é afrodisíaco e ajuda a diminuir a pressão arterial.