Depois de uma pausa de alguns meses, estou de regresso ao CHEF MÁRIO. É aqui que vou depositando algumas das minhas receitas confecionadas na Toca da Lebre.
Apesar de não ser propriamente um amante das pizas, quando cozinho não o faço só para mim. O meu filho Pedro Gonçalves (adepto destes pratos) convenceu-me a ensinar-lhe a fazer uma Piza Fácil. Desde a massa, aos condimentos e a ida ao forno.
Ingredientes:
1 ovo com clara
½ colher de sopa de sal
½ colher de sopa de açúcar
½ copo de leite
Pimenta
1 púcaro de farinha (depende do tamanho que quer atingir
½ colher de fermento para pão
Polpa de tomate
Cebola
Chouriço
Fiambre
Queijo
Coentros
Natas
Pimenta
Cogumelos laminados
Confeção:
Unta-se o recipiente (metálico ou de vidro) com um pouco de azeite para que ela não agarre ao fundo. O forno é pré-aquecido a 180 graus e a massa deve lá permanecer cerca de 8 a 10 minutos. Como expliquei, depende sempre da altura da massa e/ou do gosto em termos uma base da piza mais ou menos cozida.
A base da pizza deve ser composta da farinha, um pouco de pimenta preta moída na altura, fermento, açúcar, sal, natas, ovo, óleo e leite. Mexer muito bem. Depois de ser retirada do forno, deve-se colocar todos os ingredientes a gosto. Pode começar por untar (a gosto) a base da piza com polpa de tomate. Muita gente não sabe, mas a polpa de tomate serve também para suster os restantes ingredientes. Poderá começar por colocar cebola às rodelas e pedaços de chouriço. Se optar por esse ingrediente (cebola), convém salteá-lo (com pedacinhos de chouriço) antes de o colocar na piza. Caso contrário, a cebola não irá cozer. Finalmente, fica ao critério e ao gosto de cada um. Eu coloco sobre a cebola, fatias de fiambre, cogumelos laminados em toda a base, queijo para que derreta sobre todos os ingredientes e polvilho com orégão.
Bom apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário