O CHEF MÁRIO regista quase meio milhão de visualizações... Obrigado e bom apetite!...

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Dicas e Truques

CHAMUSCAR

Para chamuscar com eficiência as carnes (porco e aves), em vez de utilizar o bico do fogão, coloque um pouco de álcool num prato e chamusque. O truque é bom, pois suja menos e chamusca melhor.

CHÁ FORTE

É amante de chá bem forte? Então acrescente uma colher de açúcar na água antes de levantar fervura. Parece que o açúcar ajuda a dar mais cor e sabor ao chá.

CONGELAR CAMARÕES

Se quiser conservar, durante bastante tempo, camarões no congelador sem que estes percam o sabor, deve congelá-los dentro de um recipiente de plástico cheio de água.

DEMOLHAR BACALHAU

Se quiser um bacalhau alto e saboroso, deve ser demolhado, primeiramente, em água fria e depois em leite.

TIRAR A PELE ÀS AMÊNDOAS





Tirar a pele às amêndoas é muito fácil. Baste fervê-las e depois espremer uma a uma. No final, passe-as por água fria para que elas fiquem mais claras.


PARA NÃO FICAR COM AS MÃOS A CHEIRAR A ALHO





Para não ficar com as mãos a cheirar a alho, coloque-as debaixo da torneira mas sem esfregar uma na outra. A água corrente tira o cheiro.

COZER ESPARGOS






Cozer espargos de forma homogénea é muito fácil. Ate os espargos com fio de cozinha e coloque-os a cozer na vertical (com a flor para cima). Enquanto que a água coze o pé, o vapor libertado coze a flor, zona mais sensível do espargo.


CONTROLAR AS LABAREDAS DO BARBECUE





As carnes (picanha, pato ou frango do campo) e peixes gordos (sardinhas ou salmão) são muitas vezes complicados de grelhar no barbecue por causa das labaredas que provocam. Há várias técnicas de “combate às chamas”, desde o simples borrifador de água, à colocação de rodelas de cebola ou batata sobre o carvão. No entanto, quando o lume está incontrolável, o melhor é espalhar um pouco de cinza (resultantes do carvão queimado) sobre as brasas. O truque é muito fácil de explicar. Em vez da gordura cair directamente em cima do carvão e provocar a labareda, cai em cima das cinzas antes de atingir o carvão. Está técnica só tem uma pequena desvantagem: a carne ou o peixe levam um pouco mais tempo a grelhar.


REFRESCAR UMA BEBIDA EM POUCOS MINUTOS






Refrescar uma bebida em poucos minutos é também um processo muito fácil. Antes de a colocar no congelador, passe a garrafa por água e coloque-a molhada. Em 15/20 minutos a bebida está fresca. Aproveite e coloque também os copos (secos) no congelador antes de os colocar na mesa.
Há outra forma de refrescar ainda mais rápida. Coloque a garrafa dentro de um balde de gelo e encha-o com muito gelo. depois coloque sobre as pedras de gelo 500 gramas de sal. O gelo derrete depressa e gela a garrafa em muitos poucos minutos.







SALADA FRESCA

Sabia que a salada mantém o seu ar muito fresco e até perdura mais tempo no frigorífico se salpicar as suas folhas com sumo de limão.







DESCASCAR E CORTAR CEBOLAS SEM CHORAR

Descascar e cortar cebolas sem chorar é um processo fácil. Basta fazê-lo debaixo de água da torneira. O legume fica molhado e acaba por libertar menos gás (um composto que em contacto com o globo ocular irrita e provoca o choro).







ASSAR PIMENTOS

Assar pimentos, tirar-lhes a pele com facilidade e não ficar a arrotar horas a fio é um processo muito simples. Depois de assar os pimentos no barbecue (directamente sobre as brasas), coloque-os num saco de plástico, feche bem e ponha-os no congelador do seu frigorífico durante cinco minutos. Enquanto o impacto térmico ajuda a separar a pele sem ter de o lavar e perder todas as suas vitaminas, a oxidação do legume leva a que a digestão do mesmo seja feita sem problemas.


LEGUMES VERDES

Sabia que os legumes verdes mantêm sua cor quando cozidos destapados?







MAÇÃ ASSADA

A maçã assada é um espectáculo, no entanto, perde um pouco a graça quando a casca racha. Sabia que isto pode ser evitado se cortarmos uma tira de 2 cm do meio da maçã antes de a colocarmos no forno?







MILAGRES DO VINAGRE

Sabia que o queijo dura mais tempo se o guardar dentro de um pano embebido em vinagre?
Sabia que se adicionar uma colher de vinagre à água onde está a cozer a couve-flor, ela ficará mais branca.
Sabia que para eliminar o cheiro característico da couve cozida, podemos adicionar algumas gotas de vinagre à água da cozedura?
Sabia que se adicionar uma colher de vinagre ao arroz ele ficará solto?
Sabia que se passar as mãos por vinagre antes e depois de cortar cebola, o cheiro da cebola desaparece?







MIOLO DE NOZ

Sabia que se deixar uma noz (com casca) em água salgada durante uma noite antes de a quebrar, é muito mais fácil conseguir tirar o miolo inteiro da casca? É obvio que esta dica serve para quem precisa do miolo inteiro da noz para enfeitar bolos, tartes e outros pratos.







COR DOS OVOS

Sabia que as gemas de ovos cozidos não perdem a cor quando os ovos são colocados, depois de cozinhados, no frigorífico?







Se a nódoa for de café, esfregue o local com uma mistura de água quente e gema de ovo ou um pano com álcool e vinagre branco;
Caso se sente em cima de uma pastilha elástica, a solução passa por tentar congelar a pastilha, passando com uma pedra de gelo por cima d
a pastilha;
Se a roupa for suja com carvão, passe com miolo de pão fresco sobre a nódoa;
Caso a roupa seja manchada com vinho, o melhor é colocar açúcar sobre a mancha, molhar com água fria e esfregar.


ESPREMER FACILMENTE O LIMÃO






Para espremer mais facilmente o limão e retirar mais quantidade de sumo do citrino, coloque-o 15 segundos no micro-ondas.


GRELHAR PEIXE SEM PEGAR À GRELHA





Grelhar peixe sem que este pegue à grelha é um processo muito simples. A grelha do barbecue deve estar limpa e bem quente. Quanto ao peixe, antes de o colocar na grelha deve secá-lo (de ambos os lados) com um pano ou guardanapos de papel.

1 comentário:

Unknown disse...

Amigo Mário:

Não conhecia estes teus dotes culinários! Verifico que não conheces, ou não enumeras, restaurantes espanhóis. Assim, quando vieres ao Algarve, dá-me uma apitadela e verás que há cozinha excelente em Espanha.

Jorge Ferreira