O CHEF MÁRIO regista quase meio milhão de visualizações... Obrigado e bom apetite!...

domingo, 9 de maio de 2021

Rolinhos de beringela recheados à Almocreve

Ingredientes:

1 beringela

1 cenoura

50 g de miolo de pinhão

1 dente de alho

Manjericão fresco

Queijo parmesão

Sal

Pimenta preta

Azeite 

Confeção:

Deve começar por lavar a beringela, retirar a extremidade que a prende ao caule e fatiá-la. Passe-a por papel absorvente para lhe retirar alguma humidade e evitar que se prenda à chapa quente ou à frigideira.

Num processador, comece por colocar a cenoura cortada em pequenos cubos e triture-a bem. Adicione de seguida os restantes ingredientes: o miolo do pinhão, o alho picado, as folhas frescas de manjericão e queijo parmesão a gosto. Eu não tinha esse queijo na Toca e optei por colocar queijo ralado dos Açores. Muito bom. Tempere com sal, pimenta e um pouco de azeite. Triture todos os ingredientes e reserve.

Numa chapa quente ou frigideira, em lume médio, coloque a beringela fatiada. Tenha atenção para que ela não agarre. Finalmente, numa travessa coloque o preparado sobre as beringelas e faça um rolo. Trave com palitos.

É uma excelente entrada, rica em diversos nutrientes. Para quem já provou, trata-se de um verdadeiro acesso ao olimpos.

Vantagens:

Apesar de a beringela não ser um legume muito comum na gastronomia portuguesa, ela reveste-se de uma série de propriedades muito vantajosas para a nossa saúde. É antioxidante, benéfica para o coração e rica em cálcio, magnésio e potássio. É uma fonte das vitaminas B1, B2 e B6. Dizem os entendidos que previne vários tipos de cancro e melhora a circulação sanguínea.

Dica:

Segundo os linguistas, devemos respeitar a etimologia da palavra e escrever beringela com um “g”, apesar de muitas vezes aparecer escrita com um “j”.

 

 

 

Sem comentários: