O CHEF MÁRIO regista quase meio milhão de visualizações... Obrigado e bom apetite!...

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Caracóis foreiros à mini chef PP







Ingredientes:
1 kg de caracóis riscados
Azeite
1/2 chouriço 
1 cebola
6 dentes de alho
2 folhas de louro
Orégãos
Cascas de laranja
Piripiri
Pimenta preta
Sal

Confeção:

Hoje, voltei aos meus caracóis foreiros, embora esta receita apresente algumas nuances em relação à anterior. Com o tempo e as dicas de quem prova, vamos aperfeiçoando. Adoro caracóis e já tinha saudade. Aproveitei para convidar o mini chef PP a aprender a arte que tem encantado familiares e amigos na Toca da Lebre.

Lave os caracóis em várias águas para largarem a baba e a sujidade. O truque que uso é colocar na água das últimas lavagens um pouco de vinagre. 

Depois, coloque os caracóis numa panela de barro (ficam com o sabor mais apurado) e cubra com água fria. Quando levantar fervura, junte o azeite, o chouriço cortado às rodelas (ou bacon às tiras), a cebola em gomos, os alhos esmagados, o louro, os orégãos em quantidade generosa, umas cascas de laranja, a pimenta, o sal e o piripiri a gosto. Há quem não admita o uso de aditivos, mas um knoor de carne/frango dá um grande sabor.

Tape a panela e leve a lume brando. Pode ir retirando a espuma. Atenção, só deve adicionar todos os condimentos depois de levantar fervura. Isso evitará que os caracóis recolham às suas conchas (casinhas).

Deixe cozer durante uma hora. Retifique os temperos e deixe apurar pelo menos uma hora para ganharem gosto. Quando sobram, o que é raro, no dia seguinte ainda estão melhores.

Dica:

Um dos truques que uso na lavagem é deixar os caracóis algum tempo a "passear" livremente no lava-louças para irem libertando a baba e alguma sujidade. E não fogem? Não! Basta colocarem, em redor do lava-louças, umas pedrinhas de sal. É giro vê-los fazerem "marcha a trás".

Sem comentários: