O CHEF MÁRIO regista quase meio milhão de visualizações... Obrigado e bom apetite!...

sábado, 15 de maio de 2021

Hambúrgueres com abacate e coentros à PP







Ingredientes:

1 Kg de lombo de vaca picado

½ ramo de coentros

2 abacates

1 cebola média

5 dentes de alhos

1 ovo

Pimentão doce

Sal

Pimenta preta

Confeção:

Depois do mini chef PP ter participado, com bastante brio e dedicação, numa prova regional de canoagem, em K1, e de eu lhe ter lembrado que o abacate dá força muscular para a competição desportiva, o Petit Pierre resolveu pedir para o jantar uns hambúrgueres caseiros.

Resolvemos então voltar aos hambúrgueres, só que optamos por uma receita diferente, mas altamente saborosa: hambúrgueres com abacate e coentros.

Desta vez, usamos lombo de vaca picado. Numa tigela, coloque a carne, o abacate cortado em pequenos pedaços, a cebola, os alhos e os coentros muito bem picados, o ovo, o sal e a pimenta preta a gosto. Envolva tudo muito bem. De seguida, coloque o preparado de ingredientes numa forma redonda. Pressione bem a carne para retirar o ar. Numa frigideira, comece por selar a carne num fio de azeite. Bastam dois minutos de cada lado. O objetivo é preservar o máximo de nutrientes. De seguida, coloque um pouco de manteiga e frite os hambúrgueres. Poderá colocar um pouco mais de pimenta, moída na altura (estudos recentes indicam que, para o bem da saúde, não se deve usar a pimenta já processada).

Dica: 

O abacate é muito versátil. Além do saboroso polme deste fruto, podemos utilizar a sua casca e o seu caroço para fazer chá. E que tal, por exemplo, plantar o caroço num vaso e depois transplantar para a horta? Sabiam que o abacateiro, comprado e pronto a plantar, é das árvores de fruta mais caras? Chegam a custar 35 euros.

Além da sua versatilidade, o que permite a confeção de uma grande variedade de pratos, inclusive sobremesas, o abacate é muito bom para a saúde. Rico em magnésio, potássio e diversos minerais, nele predominam as vitaminas E, K e C. É um fruto de gorduras boas (monoinsaturadas). Aqui, destaca-se o célebre ômega 3.

Rico em energias, é uma boa opção para os atletas, pois fortalece os músculos. Além de antioxidante e de fortalecer igualmente o sistema imunitário, previne as doenças cancerígenas e cardíacas. É também um bom hidratante para a pele e propicia um agradável brilho ao cabelo.

Sem comentários: