O CHEF MÁRIO regista quase meio milhão de visualizações... Obrigado e bom apetite!...

domingo, 9 de maio de 2021

Azeite aromatizado Toca da Lebre

Na tertúlia cá de casa, a mediática Toca da Lebre, nunca faltou o azeite aromatizado para temperar alguns pratos. Habitualmente, aromatizo o azeite com alho e louro, alecrim e tomilho com pimenta em grão. Todavia, existe uma multiplicidade de opções. Tudo depende dos gostos. O de orégãos* é igualmente muito bom, principalmente para temperar as saladas.

O azeite aromatizado é muito agradável nos temperos, além disso, é saudável e muito versátil. Serve para dar um paladar mais apurado aos pratos de peixe e de carne.

Dicas:

Antes de aromatizar o azeite, esterilize os recipientes que o vão receber. Basta ferver o vidro durante alguns minutos para evitar possíveis contaminações. Caso utilize ervas frescas, o que eu não aconselho, aqueça o azeite a pelo menos 40 graus. O objetivo é que as ervas não contaminem o azeite. Convém também usar um azeite com uma boa acidez (0,8%) para acelerar o processo de fusão. Antes de o consumir, deixe-o a repousar pelo menos duas semanas, num local seco e escuro, para apurar o sabor. Lembre-se que este tem uma duração inferior ao dito azeite normal. Deve ser consumido num prazo de dois meses.

*Sabia que, em grego, a palavra orégão significa alegria da montanha? Os orégãos não servem apenas para temperar os caracóis. São um medicamento natural que responde a vários problemas de saúde. É o antibiótico dos campos que pode ser usado numa grande variedade de pratos. Uma saladinha de tomate com orégãos é uma maravilha.

Sem comentários: