O CHEF MÁRIO regista quase meio milhão de visualizações... Obrigado e bom apetite!...

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Sal de Ervas Toca da Lebre

Têm sido muitas as vezes que cito aqui o uso do sal de ervas nos meus cozinhados. Tenho recebido, por parte de alguns leitores, pedidos para que deixe aqui a receita. Então aqui vai: Num tabuleiro em inox, coloque cerca de 3 kg de sal grosso. Habitualmente, utilizo o de Rio Maior. É mais puro, intenso e limpo do que aquele que se compra no supermercado. Não vos quero assustar, mas muito do que adquirimos no comércio tem no seu interior muito mais que sal. Será que tem cal? Algum, tem! Depois, coloco várias ervas aromáticas que misturo ao sal: tomilho, louro picado, orégãos, salva, segurelha, alecrim, alho moído, pimenta preta, raspas de limão e um molho de coentros muito bem triturado. É claro que poderá colocar outros ingredientes. Tudo depende do gosto. Misture tudo muito bem e guarde o tabuleiro durante, pelos menos duas semanas, num local seco e escuro. Regularmente, vá mexendo o sal. O objetivo é que o sal absorva todos os condimentos e os seque bem. Finalmente, coloque-o dentro de frascos. 

Faço habitualmente cerca de 3 kg porque uso muito sal de ervas. Além disso, a família e alguns amigos adoram os pratos com este tempero e, sempre que podem, cravam-me um frasquinho. Poderá usar o sal de ervas praticamente em todos os pratos, principalmente nos grelhados de carne e peixe.

Curiosidade:

Sabia que o sal das salinas de Rio Maior é um dos mais puros do planeta? Sabia que as salinas naturais de Rio Maior são um exemplo único no nosso país e raro no mundo? É um pouco mais caro do que aquele que se compra no supermercado, mas não tem nada a ver. Absolutamente nada!

Sem comentários: