O CHEF MÁRIO regista quase meio milhão de visualizações... Obrigado e bom apetite!...

terça-feira, 15 de agosto de 2023

O vinho tinto faz mesmo melhor do que o branco?


Para as nutricionistas é claro como água, a sua bebida de eleição, o vinho, não é saudável. Tem álcool, logo, não é saudável. E por isso não vamos pôr a questão nestes termos.

Mas, à mesa, certamente que já ouviu esta. Branco ou tinto? “Branco não, bebo tinto que me faz melhor”. E não estamos a falar dos efeitos do álcool. É mesmo dos efeitos na saúde. Será mesmo assim? Chamámos duas nutricionistas e uma enóloga para explicar. Girl power, vamos lá!

O que os distingue?

Afinal, qual a diferença do vinho tinto para vinho branco? Não, não é só o tipo de uvas. A diferença está no facto de, no vinho tinto, se usar a pele, as grainhas ou sementes e os caules das uvas. No branco, é utilizada apenas o sumo ou polpa das uvas, também conhecidos como mosto.

No vinho branco, as uvas são prensadas. As peles, as grainhas e os caules são retirados antes da fermentação. Já o vinho tinto fermenta com tudo, com as chamadas massas. E é à custa dessa mistura que o vinho tinto ganha cor.

É um resumo das explicações dadas pela nutricionista Paula Beirão Valente da Clínica Espregueira Porto, pela nutricionista Mariana Cortes da Clínica Agita Kalorias e pela enóloga Marta Maia, a trabalhar na Santa Vitória, empresa do grupo Vila Galé que se dedica à produção de vinho.

TVI Notícia / Wilson Ledo

Sem comentários: