O CHEF MÁRIO regista quase meio milhão de visualizações... Obrigado e bom apetite!...

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Sopa de Cação





Ingredientes:

4 postas de Cação
6 dentes de alho
2 batatas
2 ovos
Coentros (1 molho)
Sal
Pimenta preta
Azeite (3 colheres de sopa)
4 fatias de pão (caseiro)
2 folha de louro
1 colher de sopa de farinha
1 colher de chá rasa de colorau
2 colheres de sopa de vinagre

Confeção:

A primeira vez que fiz Sopa de Cação foi no monte (Monte do Dragão, por homenagem ao FCP) de um amigo meu no Cercal do Alentejo. Éramos seis. Todos gostaram. Desde então, tenho retificado e apurado a receita. Ontem, foi o jantar da família lá em casa. Até o meu PP (Petit Pierre) com apenas 10 meses provou e gostou. Agora, com garantia, publico a receita para os meus leitores: 

Deve picar muito bem os alhos e os coentros e misture tudo com sal grosso. Numa panela, coloque azeite, as folhas de louro e este preparado. Deixe fritar um pouco sem queimar. Junte 1,5 litro de água. Logo que levante fervura, pode juntar as batatas cortadas aos quartos, as postas de cação, o tomilho e deixar cozer.
Depois, deve dissolver muito bem a farinha e o colorau no vinagre e num pouco de água fria. Mexa muito bem e junte à sopa.

Tempere agora com um pouco de pimenta preta e retifique o sal. Pode cortar o cação aos bocados, escalfar os ovos (5 minutos) e finalmente juntar as fatias de pão à superfície.


1 comentário:

Unknown disse...

Olá Mário

sou a Manuela, amiga da Marisa e da Sílvia. este blog tem receitas deliciosas. que saudades tenho de comer uma sopa de cação, acho que vou experimentar esta receita.

Beijinhos.