terça-feira, 24 de novembro de 2009

Cogumelos à Bulhão Pato



Ingredientes:


Cogumelos
6 dentes de alho
Coentros
Azeite
Sal
Pimenta

Cogumelos à Bulhão Pato parece ser uma receita inédita. A autoria não é minha. Recentemente um cozinheiro da nossa praça chamou a si esta iguaria. Já experimentei e gostei. O método é simples. Devemos lavar bem os cogumelos frescos e cortá-los ao meio. Depois, basta fazer o refogado igual àquele que fazemos para as amêijoas à Bulhão Pato. Os alhos devem ser muito bem picados. Aloure-os em azeite. Junte os cogumelos e mexa bem. Finalmente, coloque um pouco de pimenta, sal e os coentros picados.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pimentos Padron Panados




Ingredientes:

Pimentos Padron
Ovo
Farinha
Sal
Leite

Os pimentos padron panados são muito bons. Julgo que a receita é inédita, mas muito simples. Lave bem os pimentos, passe-os por ovo batido (com um pouco de sal e leite), farinha e coloque-os numa frigideira a fritar.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Carne de Porco à Alentejana




Ingredientes:

Carne de porco
Amêijoa
Massa de pimentão
4 dentes de alho
1 cebola
Azeite
2 copos de vinho branco
2 folhas de louro
1 ramo de coentros
Sal
Pimenta


Seis a oito horas antes da confecção, deve começar por cortar a carne de porco aos bocados e temperar com um pouco de massa de pimentão, vinho branco, sal, alhos picados, pimenta e duas folhas de louro. Lave em várias águas as amêijoas. Depois, refogue a cebola em azeite e comece a fritar a carne. Junte um pouco da marinada e, finalmente, adicione à carne as amêijoas. Finalmente, pique um ramo de coentros e adicione. Mexa bem e pode servir.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Arroz de Coelho



Ingredientes:

1 coelho
Massa de pimentão
2 cebolas
5 dentes de alho
2 folhas de louro
2 copos de vinho tinto
1 copo de arroz
2,5 copos de água
Azeite
Sal
Pimenta
Cravinho da Índia
Tomilho
Coentros
Corte o coelho aos pedaços e tempere com um pouco de massa de pimentão e sal. Deixe repousar de um dia para o outro. Num tacho, refogue a cebola e o alho esmagado em azeite. Quando a cebola estiver loura, junte o coelho, o louro, a pimenta e o cravinho da Índia. Vá mexendo o coelho até ele começar a ganhar cor. Adicione o vinho e um pouco de tomilho e deixe ferver. Quando estiver quase cozido, adicione a água quente e o arroz. Dez minutos depois, pode adicionar um molho de coentros picados. Mexa bem e sirva.

sábado, 22 de agosto de 2009

Codornizes com Cerveja




Ingredientes:


8 codornizes
2 cebolas
1 cabeça de alhos
1 cereja média
Azeite
Louro
Tomilho
Alecrim
Pimenta


Corte as codornizes em duas partes e salgue a carne. De seguida, em lume brando, faça um refogado com cebola, alho e azeite. Adicione duas folhas de louro, pimenta, tomilho e alecrim. Misture bem e adicione a carne. Envolva tudo até as codornizes começarem a alourar. Finalmente, adicione uma cerveja média e verifique o sal. Deixe cozer em lume brando.


domingo, 9 de agosto de 2009

Migas de Couve




Ingredientes:
1 Pão de milho
1 Couve
Alhos
Azeite
Sal
Deve começar por retirar o miolo ao pão de milho. Depois, coza algumas folhas de couve. Quando estiver cozida, deve picar a couve e colocar um pouco de sal fino. Numa frigideira, refogue o alho em bastante azeite. De seguida, adicione o pão ao refogado e envolva tudo. Finalmente, adicione a couve picada e volte a mexer bem.

sábado, 18 de julho de 2009

Pernil de Porco no Forno



Ingredientes:


1 Pernil de Porco
10 dentes de alho
2 cebolas
1 copo vinho branco
Azeite
Massa de Pimentão
Louro
Pimenta
Sal

Deve colocar o pernil em salmoura durante pelo menos duas horas. Depois, dê uns golpes no pernil e tempere com azeite, alho picado, vinho branco, massa de pimentão, louro, pimenta e sal. Deixe marinar pelo menos 12 horas. Depois leve ao forno com cebolas cortadas às rodelas. Pode adicionar umas batatas para acompanhar.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Arroz de Cogumelos



Ingredientes:


Arroz vaporizado
Cogumelos laminados
Azeite
Pimenta
Sal

Arroz de Cogumelo é uma sugestão que gostaria hoje de partilhar. Esta receita também é muito simples e muito boa. Deve começar por pôr a ferver duas medidas de água com um pouco de sal. Quando estiver a ferver, coloque um fio de azeite e adicione uma medida de arroz vaporizado (para ficar bem solto). Numa frigideira deve saltear em azeite os cogumelos frescos laminados e adicionar um pouco de sal e pimenta (moída na altura). Finalmente, escorra a água libertada pelos cogumelos e adicione o arroz. Envolva tudo muito bem.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Borrego à Chefe



2 kg Borrego
10 dentes de alho
1 kg batatas
Ervas da Provença
Alecrim
Colorau
Azeite
2 copos vinho branco
Louro
Sal
Pimenta

Deve cortar o borrego aos bocados e temperá-lo com vinho branco, colorau, alho esmagado, louro, azeite, ervas da Provença, alecrim, pimenta e sal. Deixe marinar de um dia para o outro. Corte as batatas aos cubos e com pele, retire o borrego da marinada e comece a grelhar. Acompanhe com salada de alface.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Canard aux Champignons



Ingredientes:

1 pato

Azeite

2 cebolas
1 colher de sopa de farinha

2 copos de vinho branco

1 Knorr de carne

2 folhas de louro

1 lata de cogumelos
Tomilho
Piripiri
Sal
Pimenta

Aqueça o azeite ao lume e salteie o pato (cortado aos bocados) até ele aloirar de todos os lados. Depois, retire o pato e reserve. Nesse molho, deite as duas cebolas picadas, adicione uma colher de farinha, as duas folhas de louro, os dois copos de vinho, o líquido da lata de cogumelos, o knorr de carne, o piripiri a gosto, o sal, o tomilho e a pimenta. Depois de levantar fervura, adicione o pato. O objectivo é todo o molho cobrir, pelo menos, metade do pato. Vá mexendo, e confirme se o molho não se evapora. O pato precisa de pelo menos uma hora e meia para estar pronto. A dez minutos do fim da cozedura, adicione os cogumelos. Acompanhe com feijão preto.

Espetadas de Coração de Galinha



A receita é simple e é um espectáculo. Deve começar por retirar a gordura dos corações de galinha, depois colocá-los num espeto e grelha-los. A grelha não deve estar junto às brasas para que os corações grelhem bem. Acompanhe com legumes.


quarta-feira, 13 de maio de 2009

Frango no forno com natas



Ingredientes :

1 frango médio
Azeite
1 pacote de natas
1 sopa de cebola

A receita é muito simples e muito boa. Deve começar por partir o frango aos pedaços e untá-lo, de ambos os lados, com a sopa de cebola. Depois, num tabuleiro com um pouco de azeite no fundo, coloque o frango e leve ao forno a 180º. Vá virando. Quando estiver quase assado, deite as natas e volte a virar. Em vez das natas pode colocar um pouco de leite.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Moules Marinières à la Crème Fraîche



Ingredientes :

2 kg de mexilhão
2 cebolas grandes
4 dentes de alho
2 folhas de louro
Azeite
30 cl vinho branco
20 cl de crème fraîche
Pimenta
Tominho
½ limão
1 ramo de coentros

A minha paixão pelo mexilhão é tal, que apresento aqui mais uma receita. Esta também partilhada pelos meus amigos franceses de São Torpes. Optei por manter o nome em francês para dar ainda mais requinte a este prato que só por si é um espectáculo.


Deve-se, primeiramente, refogar a cebola em azeite. Quando ela estiver a aloirar, adiciona-se o mexilhão que já deve estar lavado e sem “barbas”. Depois deve-se adicionar o vinho branco (um copo grande), louro, um pouco de coentros, tomilho, os alhos picados e a pimenta. Durante os cerca de 10 minutos de cozedura, vá mexendo os mexilhões no tacho.


A dois minutos do final da cozedura, volte a colocar coentros picados, a crème fraîche (natas) e um pouco de sumo de meio limão. Mexa bem. Há quem coloque um pouco de Ricard ou Pastis para dar mais gosto aos mexilhões

Açorda de Ovas




Ingredientes:

1 pão alentejano grande
800 g de ovas
2 ovos
8 dentes de alho grandes
Limão
Coentros
Azeite
Sal
Pimenta


Deve começar por retirar todo o miolo ao pão alentejano, esfarelá-lo e reservá-lo. Depois, deve cozer os 800 gramas de ovas em água com sal e duas rodelas de limão, durante aproximadamente 10 a 12 minutos.

Numa panela refogue o alho picado em azeite e adicione o pão. Mexa para envolver todo o miolo no azeite. De seguida, vá colocando a água da cozedura e mexendo até o pão começar a amassar. Depois, adicione as ovas já esfareladas e sem a pele. Termine com a colocação de um pouco de pimenta (moída na altura), um molho de coentros picados e dois ovos. Mexa bem e acompanhe com um pouco de legumes.

Nota do Chefe: Eu não sou muito aficionado de aditivos de sabor nos meus pratos, mas há quem ponha um cubo de concentrado de peixe.

sábado, 4 de abril de 2009

Sardas em Marinada à Francesa


Ingredientes:

4 sardas
2 limões
Sal
½ litro Vinho branco
Salsa

As sardas devem ser abertas ao meio e salgadas de um dia para o outro. Depois, deve-se coze-las. Finalmente, devem ser colocadas numa marinada (durante pelo menos 12 horas) composta por vinho branco, sumo de limão e salsa. Pode-se acompanhar com batata cozida ou simplesmente legumes.

Nota do Chefe: A receita foi me apresentada por um casal de franceses (da Bretanha), que, nos últimos meses, partilha comigo e com a minha mulher, em São Torpes, umas interessantes conversas à mesa de café. Apesar de detestar peixe cozido, experimentei a receita e gostei muito.

domingo, 22 de março de 2009

Coelho com Cebolas à Camões



Ingredientes:

1 coelho (1kg)
125 gr de Bacon
2 colheres manteiga
Azeite
Vinho tinto
5 cebolas cortadas às rodelas
4 dentes de alho
2 folhas de louro
1 cravinho da Índia
Malagueta
Tomilho
Pimenta
Sal
Deve-se cortar o coelho em pedaços e colocá-lo a marinar (duas horas) em vinho tinto, alho, louro, sal e pimenta. Retire o coelho da marinada e frite-o em azeite e bacon às tiras até o coelhinho ficar louro de todos os lados.

De seguida, deve aquecer a manteiga e refogar as cebolas às rodelas. Junte agora o coelho frito numa panela, e deixe refogar mais um pouco em lume brando. Adicione a marinada e deixe cozer em lume brando. Acompanhe com um arroz de feijão e coentros.

Nota do Chefe: Resolvi chamar a este prato “Coelho com Cebolas à Camões” porque, há poucos dias, fui a Vilar de Nantes (Chaves) para conhecer aquela que terá sido a casa dos avós e pais de Luís de Camões. E onde, alegadamente, o poeta viveu alguns anos. Qual não foi o espanto quando o actual inquilino (o Sr. Espírito Santo, nome também da rua onde se situa a casa), que comprou aquela casa há mais de 50 anos, me convidou a mim e à minha mulher para conhecer o seu interior. Este emigrante francês foi de uma hospitalidade marcante. Deu-nos a provar uma fresca jeropiga (na cave da casa Camões) e ofereceu-me uma enorme cebola da sua horta, que fica ao lado da casa. Foi com essa enorme cebola que fiz o meu coelho.

domingo, 1 de março de 2009

Leitão Assado no Forno



1 leitão
4 dentes de alho
2 folhas de louro
100 gr pimenta em grão
Vinho branco
Sal

Cerca de uma hora antes da confecção, tempere o leitão com sal grosso. Corte o leitão aos bocados e unte a pele do leitão com banha. No forno, coloque o leitão numa grelha com a pele para cima. Entretanto, num almofariz deve moer o alho, louro, a pimenta e adicionar o vinho branco. Regue o interior do leitão com esta massa. Não se esqueça de colocar água no tabuleiro para evitar que a gordura que pingue liberte cheiros pela casa. Duas horas no forno (180°) são suficientes. Acompanhe com um champagne bem fresco.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Favas com Rabo de Porco e Entrecosto



Ingredientes:

4 rabos de porco
500 g de entrecosto
1 kg de favas pequenas
2 cebolas
1 cabeça de alhos
200 gramas de bacon
Louro
Alho
Concentrado de tomate
Sal
Pimenta
Malagueta
Ervas da Provença
Tomilho

Deve salgar os rabos de porco e cozê-los, durante 30 minutos, numa panela de pressão. Reserve a água da cozedura. Depois faça um refogado com os alhos esmagados, cebolas picadas, o bacon e o azeite. Deixe alourar, em lume brando, os rabos de boi e o entrecosto. Aproveite a água da cozedura e adicione agora as favas pequenas, duas folhas de louro, sal, pimenta, um pouco de ervas da Provença, tomilho, malagueta e pimenta preta. Deve cobrir todos os condimentos com água. Não precisa de mexer muito. Deixe levantar fervura e coza durante 30-40 minutos. A 10 minutos do fim, deitar um pouco de concentrado de tomate e azeite.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Pombo Bravo com Ervilhas e Cogumelos




Ingredientes:


4 pombos bravos

300 gr ervilha
100 gr de cenouras
300 gr cogumelos frescos
10 cebolinhas
1 cebola
100 gr toucinho
4 dentes de alho
1 colher de manteiga
1 caldo de carne
Vinho tinto
Sal
Pimenta
Tomilho
Malagueta
Salsa
Louro

Coza os pombos, com uma cebola inteira, numa panela de pressão durante 30/40 minutos. Leve o toucinho e a manteiga ao lume. Adicione os pombos bravos partidos ao meio e deixe alourar. Retire-os do tacho e deixe agora alourar as cebolinhas.

Depois, volte a colocar os pombos, a água da cozedura, e mexa bem. Adicione o caldo de carne, o tomilho, a malagueta, a salsa, o louro, o alho, o sal e a pimenta.
Regue com dois copos de vinho tinto e deixe ferver em lume brando, até os pombos estarem completamente cozidos. Finalmente, junte as ervilhas, as cenouras e os cogumelos frescos e deixe cozer durante mais alguns minutos.

Cataplana de Marisco


Ingredientes:

2 tomate

2 cebolas

2 pimentos

1 folha de louro

4 dentes de alho

1 ramo de coentros

1 copo (25 cl) de arroz

200 g de amêijoa

200 g de miolo camarão inteiro

100 g camarão inteiro

100 g de mexilhão

1 dl de vinho branco

1 dl de cerveja

Azeite

Malagueta

Tomilho

Sal

Em azeite, refogue os alhos e as cebolas cortada às rodelas. Junto ao refogado o tomates pelados e os pimentos às tiras. Depois, coloque o arroz e envolva tudo muito bem.


De seguida, coloque o vinho e a cerveja e adicione todo o marisco. Junte o louro, a malagueta, um pouco de tomilho e um pouco de sal. Deixe cozinhar durante cerca de 30 minutos em lume brando. Finalmente, junte os coentros picados. Mexa bem.


sábado, 17 de janeiro de 2009

Polvo à Lagareiro com Batatas a Murro


1 polvo de 2 kg
1 kg de batatas pequenas
2 cebolas
1 Pimento
10 dentes de alho
Coentros
Azeite
Pimenta
2 folhas de louro
Sal

O polvo deve ser cozido, ainda congelado e inteiro, numa panela de pressão durante 30 minutos. Coloque apenas o polvo e uma cebola inteira na panela de pressão. Ele vai cozer na água que libertar. Depois, corte o polvo aos pedaços e reserve. As batatas pequenas devem ser colocadas num tabuleiro durante 30 minutos.

Retire-as e dê-lhes um pequeno murro. Adicione o polvo, um pimento cortado às tiras, uma cebola picada, os alhos esmagados, as folhas de louro, a pimenta, o sal e regue tudo com azeite. Leve mais 10 minutos ao forno. No fim, coloque os coentros picados e envolva bem.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Pâté aux champignons


250 g de cogumelos frescos
100 g queijo com ervas (tipo Philadélphia)
2 chalotas
2 alhos
Azeite
Sal
Pimenta
Numa frigideira, refogue os alhos em azeite. Não deixe queimar. Adicione os cogumelhos e va mexendo até que estes estejam corados. Retire do lume, escorra a água e deixe arrefecer os cogumelos e os alhos.

Triture no mixer as duas chalotas, adicione os cogumelos, os alhos, o queijo fresco e tempere com sal e pimenta a gosto. Triture tudo, mas sem ficar em puré.

Finalmente, coloque tudo dentro de uma terrina e leve ao frigorífico durante meia hora. É óptimo para barrar pão alentejano ou pequenas tostas.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Canja de Pombo Bravo



Ingredientes:

Pombo
Arroz
Sal
Hortelã

É muito simples e é um espectáculo. Há dias, foi o jantar de família cá em casa. Parta o pombo aos bocados e coza-o numa panela de pressão, duarnte 30/40 minutos, em água, sal e com uma cebola inteira. Quando estiver cozido, adicione o arroz ao caldo e deixe cozer mais 15 minutos. Adicione umas folhas de hortelã. É de chorar por mais!