segunda-feira, 13 de abril de 2009

Moules Marinières à la Crème Fraîche



Ingredientes :

2 kg de mexilhão
2 cebolas grandes
4 dentes de alho
2 folhas de louro
Azeite
30 cl vinho branco
20 cl de crème fraîche
Pimenta
Tominho
½ limão
1 ramo de coentros

A minha paixão pelo mexilhão é tal, que apresento aqui mais uma receita. Esta também partilhada pelos meus amigos franceses de São Torpes. Optei por manter o nome em francês para dar ainda mais requinte a este prato que só por si é um espectáculo.


Deve-se, primeiramente, refogar a cebola em azeite. Quando ela estiver a aloirar, adiciona-se o mexilhão que já deve estar lavado e sem “barbas”. Depois deve-se adicionar o vinho branco (um copo grande), louro, um pouco de coentros, tomilho, os alhos picados e a pimenta. Durante os cerca de 10 minutos de cozedura, vá mexendo os mexilhões no tacho.


A dois minutos do final da cozedura, volte a colocar coentros picados, a crème fraîche (natas) e um pouco de sumo de meio limão. Mexa bem. Há quem coloque um pouco de Ricard ou Pastis para dar mais gosto aos mexilhões

Açorda de Ovas




Ingredientes:

1 pão alentejano grande
800 g de ovas
2 ovos
8 dentes de alho grandes
Limão
Coentros
Azeite
Sal
Pimenta


Deve começar por retirar todo o miolo ao pão alentejano, esfarelá-lo e reservá-lo. Depois, deve cozer os 800 gramas de ovas em água com sal e duas rodelas de limão, durante aproximadamente 10 a 12 minutos.

Numa panela refogue o alho picado em azeite e adicione o pão. Mexa para envolver todo o miolo no azeite. De seguida, vá colocando a água da cozedura e mexendo até o pão começar a amassar. Depois, adicione as ovas já esfareladas e sem a pele. Termine com a colocação de um pouco de pimenta (moída na altura), um molho de coentros picados e dois ovos. Mexa bem e acompanhe com um pouco de legumes.

Nota do Chefe: Eu não sou muito aficionado de aditivos de sabor nos meus pratos, mas há quem ponha um cubo de concentrado de peixe.

sábado, 4 de abril de 2009

Sardas em Marinada à Francesa


Ingredientes:

4 sardas
2 limões
Sal
½ litro Vinho branco
Salsa

As sardas devem ser abertas ao meio e salgadas de um dia para o outro. Depois, deve-se coze-las. Finalmente, devem ser colocadas numa marinada (durante pelo menos 12 horas) composta por vinho branco, sumo de limão e salsa. Pode-se acompanhar com batata cozida ou simplesmente legumes.

Nota do Chefe: A receita foi me apresentada por um casal de franceses (da Bretanha), que, nos últimos meses, partilha comigo e com a minha mulher, em São Torpes, umas interessantes conversas à mesa de café. Apesar de detestar peixe cozido, experimentei a receita e gostei muito.