sábado, 30 de agosto de 2008

Arroz de Alho com Coentros















Ingredientes:

Arroz
Alho
Azeite
Sal
Pimenta
Água
Coentros

Coloque num tacho um pouco de azeite, cinco dentes de alho picados e refogue. De seguida, junte uma caneca de arroz e envolva-o completamente no refogado. Mexa bem para não deixar queimar. Depois, junte duas canecas e meia de água, sal, pimenta e volte a mexer. Finalmente, quando o arroz estiver quase cozido (assim os coentros ficarão com um sabor mais activo) coloque um molho completo de coentros muito bem picados. Volte a mexer para envolver muito bem o arroz, os alhos e os coentros.

Pimentos Padrão no Forno




Ingredientes:
.
Pimentos Padrão
Azeite
Flor de Sal
.
Lave e seque os pimentos padrão. Coloque-os num pirex e envolva-os num pouco de azeite. Leve ao forno a 180º durante 30 minutos. Não se esqueça de ir mexendo os pimentos padrão regularmente para que eles não se queimem. No final, escorra o azeite e sirva os pimentos polvilhados com um pouco de flor de sal. Não se admire se encontrar algum pimento picante. Como dizem os espanhóis, onde este legume é consumido às toneladas, “pimientos padron, uns pican outros non”.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Lombo no Forno com Castanhas






Ingredientes:

Lombo de Porco
Castanhas
Pimenta
Sal
Alecrim
Cravinho
Tomilho
Massa de pimentão
Azeite
Vinho branco
Alhos
Cebola

Tempere o lombo de porco com uma caneca de vinho branco, sal, pimenta, alecrim, cravinho, tomilho, um pouco de massa de pimentão, um fio de azeite e cinco alhos esmagados. A carne deve ficar a marinar de um dia para o outro. No dia seguinte, corte três cebolas em cubos e coloque-as dentro do tabuleiro em redor da carne. De seguida, em forno pré-aquecido a 220º leve a carne a assar. Ao fim de trinta minutos coloque as castanhas descongeladas junto à carne. Vá virando o lombo e mexendo as cebolas e castanhas. Se necessário adicione um pouco de vinho branco para o molho não secar. Depende da espessura do lombo, mas ao fim de uma hora a carne está assada.

Herbes de Provence


Muitos dos meus temperos são feitos com Herbes de Provence. Trata-se de uma mistura de ervas aromáticas (manjerona, tomilho, alecrim, segurelha, alfazema, orégão, raspa de laranja, louro, erva-doce…) provenientes do sul de França (Provença). As Herbes de Provence podem ser utilizadas em qualquer prato de carne, peixe, quiches, ovos mexidos, frutas e legumes. No entanto, porque se tratam de ervas secas, consegue-se tirar um melhor partido do seu sabor se os cozinhados forem mais duradouros. Em Portugal, encontram-se facilmente no supermercado. Infelizmente nada nos garante que sejam mesmo da Provença. Em muitos casos vêm do leste europeu e da Ásia.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Ostras na Brasa



Ingredientes:

1 Kg de ostras
Limão
Pimenta

Coloque as ostras directamente sobre as brasas do barbecue (com o lado côncavo para baixo). Quando elas abrirem, esprema sumo de limão para o seu interior e coloque pimenta. É um espectáculo para servir como entrada.

Percebes



Ingredientes:

1Kg de Percebes
1 litro de água
3 Alho
3 Louro
Sal


Passe os percebes por água corrente. Coloque um litro de água numa panela, sal, louro e os dentes de alho esmagados. Deixe ferver. Quando levantar fervura, coloque os percebes durante dois minutos em lume forte (o tempo de cozedura é muito importante respeitar). Retire a água, coloque pedras de gelo e sal grosso nos percebes e leve ao congelador alguns minutos para que estes sejam servidos frescos. Há quem coza os percebes com água do mar.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Açafrão


O açafrão é, neste momento, a especiaria mais cara do mundo. No entanto, continua a ser regularmente usada na culinária. O açafrão pode ser utilizado para colorir bolos, todavia ele é indispensável para pratos picantes, aves, borrego e peixe, em especial, a bouillabaisse (caldeirada de peixe francesa). A cor espectacular que dá aos alimentos é outra das suas virtudes. Tal como já referi quando me reportei à pimenta preta, também aqui se consegue um melhor sabor se utilizarmos o almofariz.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Lulas Recheadas com Saucisson Sec e Queijo






Ingredientes:


Lulas frescas
Alho
Cebola
Azeite
Saucisson Sec (chouriço francês)
Queijo em barra
Sal
Pimenta
Louro
Vinho branco
.
Amanhe as lulas retirando as cabeças e os tentáculos. Deixe os sacos inteiros e lave-os em água corrente. De seguida, para fazer o recheio, deve picar as cabeças, os tentáculos, o saucisson sec (encontra facilmente nos hipermercados) e o queijo. Esse recheio deve servir para encher uniformemente e em camadas os sacos das lulas. Quanto estiverem bem cheios, feche com um palito. Depois, faça o refogado com azeite, 6 dentes de alho e 1 cebola. Junte as lulas até elas alourarem por completo. De seguida, coloque uma chávena de vinho branco, sal, louro, pimenta e deixe cozer. Sirva com batata cozida e acompanhe com um bom vinho branco bem fresco.

Codornizes em Alecrim


Ingredientes:

Codornizes
Vinho branco
Azeite
Sal
Alho
Malagueta
Pimenta
Louro
Alecrim

Abra as codornizes pela barriga e deixe-as a marinar (de um dia para o outro) em vinho branco, sal, pimenta, malagueta ao gosto, alecrim, louro e bastante alho. No dia seguinte, num tacho, aloure as codornizes em azeite, de ambos os lados. Finalmente, deite para o tacho a marinada e deixe cozer em lume brando.

Berbigão à Bulhão Pato


Ingredientes:


Berbigão
Alho
Sal
Azeite
Pimenta
Malagueta
Limão
Vinho branco
Coentros


Depois de bem demolhado em água e sal pelo menos 12 horas para tirar a areia, deve lavá-lo bem em água corrente. Coloque numa panela um fio de azeite e pelo menos seis dentes de alho inteiros e deixe fritar em lume brando. De seguida coloque um copo de vinho branco e o berbigão. Tempere com um pouco de sal, pimenta e malagueta. De seguida, pique um ramo inteiro de coentros para a panela e mexa bem. Deixe cozer até o berbigão abrir totalmente. Sirva numa travessa com umas rodelas de limão para o tempero.


Curiosidade: Sabia que Bulhão Pato foi um poeta nascido no século XIX? E que ficou conhecido pelo seu famoso prato de amêijoas por causa do seu amigo Almeida Garrett? Consta que num jantar de amigos (onde alegadamente também estava Alexandre Herculano) Garrett terá dito que aquelas amêijoas eram tão boas que ficariam conhecidas por Amêijoas à Bulhão Pato. Ao que o poeta terá respondido: espero não ficar apenas conhecido pelas minhas amêijoas. Apesar de um grande poeta, infelizmente a maior parte das pessoas só conhece Raimundo António de Bulhão Pato pelas suas famosas amêijoas.






sábado, 16 de agosto de 2008

Coq au Vin

Ingredientes:

1 frango do campo
1/2 litro de vinho tinto
Alho
Louro
Tomilho
Pimenta
Azeite
1 Sopa de Rabo de Boi
Malagueta
Cogumelos

O frango do campo deve ser cortado aos pedaços e ficar pelo menos 12 horas num tacho onde deve colocar meio litro de vinho (a qualidade do vinho é sempre importante), alho, louro, tomilho, pimenta, um pouco de azeite, malagueta ao gosto e uma sopa de rabo de boi. Mexa tudo muito bem. No dia seguinte, leve ao lume brando. Adicione uma lata de cogumelos inteiros e mexa regularmente para que não agarre ao fundo do tacho. Este prato não precisa de sal. Acompanhe com arroz branco, pão alentejano e um bom vinho tinto.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Lagosta grelhada à chefe Mário




Ingredientes:

Lagosta
Sal
Pimenta
Manteiga de alho
Limão
Alho
Mostarda
Maionese

Deve abrir a lagosta ao meio, retirar a tripa e temperar com sumo de limão, sal fino e pimenta (moída na altura). De seguida, deve colocá-la na grelha com a carapaça virada para cima. 10 a 15 minutos são suficientes para grelhar a lagosta. Depois, vire-a e pincel bem com manteiga de alho. Como temperos pode ainda utilizar a maionese (com alho ou com mostarda). Sirva com vinho verde ou cerveja estupidamente gelada.

Borrego em legumes com caracóis do campo





1 kg de borrego
4 batatas médias
2 tomates
1 pimento
2 cebolas grandes
4 dentes de alho
2 curgetes grandes
1 lata de corações de alcachofras
Azeite
Sal
2 ramos de alecrim
Tomilho
Pimenta preta
Malagueta
½ litro de vinho branco
½ kg de caracóis
2 folhas de louro
½ ramos de salsa



O borrego (do peito porque é mais saboroso) deve ser cortado aos bocados e colocado numa panela em refogado de azeite, cebola e alho. Depois, devem ser cortadas as batatas às rodelas, o pimento e os dois tomates. Junte tudo ao refogado e à carne. Envolva e mexa durante alguns minutos. De seguida, coloque meio litro de vinho branco na panela e os caracóis (limpos e com casca). 5 minutos depois, junte o sal, o tomilho, as duas folhas de louro, os dois ramos de alecrim, a pimenta preta e a malagueta a gosto. 50 minutos deverão ser necessários para a confeção. 10 minutos antes de desligar, junte as alcachofras, a salsa picada e as curgetes às rodelas. Desligue e deixe apurar para que os caracóis ganhem também sabor.