sexta-feira, 27 de julho de 2012

Sopa de Cação





Ingredientes:

4 postas de Cação
6 dentes de alho
2 batatas
2 ovos
Coentros (1 molho)
Sal
Pimenta preta
Azeite (3 colheres de sopa)
4 fatias de pão (caseiro)
2 folha de louro
1 colher de sopa de farinha
1 colher de chá rasa de colorau
2 colheres de sopa de vinagre

Confeção:

A primeira vez que fiz Sopa de Cação foi no monte (Monte do Dragão, por homenagem ao FCP) de um amigo meu no Cercal do Alentejo. Éramos seis. Todos gostaram. Desde então, tenho retificado e apurado a receita. Ontem, foi o jantar da família lá em casa. Até o meu PP (Petit Pierre) com apenas 10 meses provou e gostou. Agora, com garantia, publico a receita para os meus leitores: 

Deve picar muito bem os alhos e os coentros e misture tudo com sal grosso. Numa panela, coloque azeite, as folhas de louro e este preparado. Deixe fritar um pouco sem queimar. Junte 1,5 litro de água. Logo que levante fervura, pode juntar as batatas cortadas aos quartos, as postas de cação, o tomilho e deixar cozer.
Depois, deve dissolver muito bem a farinha e o colorau no vinagre e num pouco de água fria. Mexa muito bem e junte à sopa.

Tempere agora com um pouco de pimenta preta e retifique o sal. Pode cortar o cação aos bocados, escalfar os ovos (5 minutos) e finalmente juntar as fatias de pão à superfície.


terça-feira, 17 de julho de 2012

Perninhas de rã à francesa




Ingredientes:

½ kg perninhas de rã
2 limões
8 dentes de alhos
1 ramo de coentros
Óleo
Manteiga
Pimenta preta
Malagueta
Sal

Confeção:

A primeira vez que comi perninhas de rã foi há muitos anos em Paris. Ainda me lembro do dia em que o meu pai nos disse que íamos ao restaurante do Michel comer umas perninhas de codorniz. Só no final do almoço nos contou que tínhamos acabado de comer pernas de rã (as célebres cuisses de grenoulle à l´ail). Utilizei, há poucas semanas, o mesmo truque com a minha filha. Não teria sido necessário, pois a Joana adorou. Além disso, gosta de qualquer tipo de repasto. As perninhas de rã são, de facto, uma delícia.

Aprendi a fazer este prato (e muitos outros) com a minha mãe, uma excelente cozinheira; que o diga quem em casa da Madame Lisete já teve o privilégio de almoçar ou jantar. Uiii!!

Deve lavar as pernas de rã e temperar com bastante sal, limão e pimenta preta. Caso contrário, ficam doces. Deixe repousar pelo menos duas horas para apurarem o tempero. De seguida, deve secá-las muito bem, passa-las por farinha e fritar (poucas de cada vez) em óleo bem quente com um pouco de manteiga. Finalmente, deve salteá-las durante cinco minutos em manteiga de vaca, alho (bem esmagado), coentros picados, pimenta preta e sal. Se gostar, adicione uma ou duas malaguetas.

Como dizem os franceses: "on les mange avec les doigts" (come-se à mão).

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Caracóis foreiros






Ingredientes:


1 kg de caracóis
Azeite
Chouriço ou bacon – 2 rodelas/fatias
1 cebola
6 dentes de alho
2 folhas de louro
Pimenta preta
Orégãos
Limão
Piripiri
Sal


Confeção:

Lave os caracóis em várias águas para largarem a baba e a sujidade. O truque que uso é colocar na água das últimas lavagens um pouco de vinagre. 

Depois, coloque os caracóis numa panela e cubra com água fria. quando começar a ferver, junte o azeite, chouriço, cebola em gomos, alhos inteiros, louro, orégãos, uma rodela de limão, pimenta e o piripiri. Há quem não admita o uso de aditivos, mas um knoor de carne dá grande sabor.

Tape a panela e leve a lume brando. Pode ir retirando a espuma. Atenção, só deve temperar com sal grosso depois de levantar fervura. Deixe cozer durante uma hora. Confirme o tempero e deixe apurar pelo menos uma hora para ganharem gosto.